Autora

Quem sou eu?

O meu nome é Ana Luísa Matos e nasci a 18 de Janeiro de 1991. Sou um Capricórnio organizado, trabalhador e ambicioso, mas extrovertido e nunca satisfeito!

Tenho dois filhos, a Fedra e o Leonardo, a quem conto passar o meu gosto pela escrita e pela Língua Portuguesa. Tenho também duas gatas, a Freya e a Dana, ambas com nomes mitológicos, pois mitologia é outra das minhas paixões!

Gosto de escrever e de ler, embora já não tenha muito tempo para o fazer… ADORO chocolate, ver um bom filme ao domingo à tarde e passear pelo país fora. Sou muito comunicativa, falo pelos cotovelos, gosto de conhecer pessoas novas e de viajar para o estrangeiro. Para mim é importante conhecer novas culturas, formas de pensar e realidades diferentes. Ajuda-nos a crescer e a aceitar melhor o estranho mundo que nos rodeia. Se tudo fosse igual, o que é que aprenderíamos?

O que estudei?

Embora tenha estudado Ciências e Tecnologias e ido para o curso de Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, não terminei essa licenciatura. Ao fim de dois anos, mudei-me para a Fac. de Letras e tirei o curso de Ciências da Cultura – Especialização em Comunicação e Cultura. Por fim, fui tirar um Mestrado em Turismo na Dinamarca e sei falar um pouco de Alemão que estudei durante a faculdade e continuei no meu trabalho actual. Como perceberam, apesar do meu gosto pelas Línguas e Literaturas, sou amante da ciência e uma céptica de primeira. Astronomia é a minha área de eleição e o curso que ainda gostaria de terminar!

A cultura e a ciência ligam-se em vários pontos… E um deles é mesmo os quatro elementos! Desde tempos longínquos que a humanidade os admira e estuda, criando histórias que foram passando de geração em geração, alimentando a mitologia e… (escreverei um post precisamente sobre isto!)

A minha escrita…

Como percebem pelos meus livros, eu não escrevo com o Novo Acordo Ortográfico (1990) simplesmente porque acho que tem demasiadas falhas e confunde mais do que ajuda (falamos sobre isso noutro post). Gosto de fazer descrições, pois creio que ajuda o leitor a imaginar melhor a história. Gosto de criar personagens realistas e com falhas, pois todos as temos. Gosto de dar uma boa gargalhada com os livros, logo a comédia é muito importante para mim!

“Escrevo aquilo que gostaria de ler num livro e tal como se descrevesse um filme que visse pela primeira vez, com todo o entusiasmo, ideias e música de fundo.”

Não me faltam ideias para escrever histórias, falta-me o tempo! Cuidar de uma casa, da família, trabalhar e ainda estar relaxada para escrever é um desafio! Por isso é que o meu blogue fica muitas vezes “parado”. Ou escrevo, ou trato do blogue, mas já estou a trabalhar num equilíbrio! 😋 Mas, sim, todas as minhas histórias crescem e desenrolam-se na minha cabeça em pequenos momentos, principalmente a Saga Four Elements que já me acompanha desde 2006 😉 Estou desejosa por escrever e partilhar todas as ideias que tenho aqui guardadas!

Vê ainda:

Photoshoot e a Galeria